Requisitos para ser uma pessoa normal

28.09.2016

No fim de semana tive o prazer de me deparar com um dos filmes mais fofos que já assisti: Requisitos para ser una persona normal (2015). Esqueça as comédias românticas água com açúcar que você está acostumado a assistir e foca nessa produção espanhola de fotografia incrível.

Divulgação

Sinopse:

Maria tem 30 anos, é uma pessoa peculiar e tem um objetivo: se tornar uma pessoa normal. Mas antes de tudo ela deve descobrir o que é exatamente isso. Que tipo de pessoa que ela é? Ela é uma pessoa normal? O que exatamente isso significa? Essa questão é mais profunda em sua mente. Depois que ela lista todos os requisitos, ela se propõe alcançá-los. Nesse percurso ela vai encontrar a ajuda de seu irmão, Alex, um rapaz de 25 anos com problemas mentais e que atinge todas as necessidades da lista. Ela conhece Borja, um garoto obcecado com dietas e perder peso. Eles vão fazer um pacto curioso: ela o ajuda a viver uma vida ativa e saudável, e ele a ajuda a encontrar seu objetivo: se tornar uma pessoa normal.

Quando questionada, numa entrevista de emprego, sobre que tipo de pessoa ela é, Maria de Las Montañas (Leticia Dolera) responde que é normal – ela quer, com todas as forças, ser normal. Para ilustrar a resposta, a moça desenvolve para os entrevistadores uma lista (que depois transcreve para um papel) de coisas que “uma pessoa normal” tem. São elas:

  1. Trabalho
  2. Casa
  3. Parceiro
  4. Vida social
  5. Hobbies
  6. Vida familiar
  7. Ser feliz

Em meio ao desespero por ter percebido que não é uma pessoa normal, Maria encontra-se desempregada (mesmo sendo graduada em Marketing e mestre em Publicidade) e é despejada por falta de pagamento do aluguel, tendo que voltar, em meados de seus 30 e tantos anos, a morar com a mãe – com quem não se dá muito bem – e o irmão-super-seguro-de-si-desde-que-nasceu.

Em suas caminhadas da vida, em especial na loja de departamento em que seu irmão trabalha, Maria tem seu primeiro contato com o vendedor Borja (Manuel Burque), e seus destinos acabam se cruzando novamente em uma livraria, onde os dois estão comprando livros de autoajuda – e ficam envergonhados por estarem fazendo isso. Eles saem para tomar um café e acabam indo para um jantar mais tarde, naquele mesmo dia. Maria confessa o que lhe ocorreu na entrevista de emprego e Borja oferece ajuda para que ela complete a lista de coisas que uma pessoa normal tem. Em troca, ele pergunta se ela conseguiria ajudá-lo a ter uma vida saudável e a emagrecer. Então selam o pacto – e se tornam melhores amigos.

requisitos-para-ser-una-persona-normal-1440079129

Divulgação

A cada pessoa que Maria encontra, a lista dos requisitos é mostrada na tela, e então podemos acompanhar junto com ela os itens já cumpridos do personagem em questão e saber se ele é ou não uma pessoa normal. Quando isso acontece, fica clara a crítica sobre a preocupação das pessoas em se mostrarem “normais” através de padrões estabelecidos pela sociedade, forçando a ter uma vida que nem sempre é a que traz mais felicidade ou mais conquistas.

Sobre Leticia Dolera

Nascida em Barcelona, em 1981, é feminista e ativista. Atuou, roteirizou e dirigiu Requisitos para ser una persona normal, venceu o Prêmio Sant Jordi de Melhor Atriz Espanhola (Rec 3: Gênesis), concorreu ao Prêmio Goya como Melhor Diretora de Romance (Requisitos para ser una persona normal) e é matadora profissional de zumbis.

Divulgação

Trilha sonora

Uma das partes que mais me encantam nos longas é a trilha sonora. A deste filme – em sua maioria feita por Luthea Salom – foi muito bem produzida e deu ênfase a cada etapa da jornada da personagem principal.

Mais sobre o filme

Ficha técnica:
Requisitos para ser una persona normal
Tempo de duração: 90 minutos
Direção e roteiro: Leticia Dolera
Origem: Espanha
Produção: Corte y Confeccion de Peliculas, El Estomago de la Vaca, Telefonica Studios
Estreia mundial: 21 de abril de 2015

O elenco também conta com a premiada atriz Silvia Munt (Alas de Mariposa), que interpreta Barbara, mãe de Maria; Alexandra Jiménez (We are Pregnant), que faz o papel da bem-sucedida amiga de colégio de Maria, Cristina Pi; e Miki Esparbé (Barcelona Summer Night), que traz vida ao perfeito Gustavo.

Divulgação

Posso dizer que assistir a Requisitos para ser una persona normal foi uma das melhores escolhas de 2016, quanto a filmes e cultura no geral. Não me decepcionou no fim e amarrou a história – com críticas aos padrões impostos pela sociedade moderna – cativando o público com personagens que são muito além dos tais padrões: são pessoas normais.

Interessou? O filme já está disponível na Netflix. Já assistiu? Diz aí nos comentários o que achou! <3


Siga nas redes sociais:



Deixe o seu comentário

3 Respostas para "Requisitos para ser uma pessoa normal"

Cinthya - 29, setembro 2016 às (12:49)

Olha ameiii seus comentários sobre o filme, vi que a Camila do Meninices da Vida também fez, mas ambos me deixaram doida para ver o filme como assim :O
Cara fiquei mais curiosa isso da listinha, ser normal em qual concepção também né? Pow quero ver o filme ouvir a trilha sonora, vem logo final de semana rs

Beijos da Cih <3
Nem Rock Nem Roll

Responder

Bárbara Nassar - 02, outubro 2016 às (19:00)

Adoorei o tema que foi abordado no filme, até porque, o que é ser uma pessoa normal? Fiquei curiosa, e sem dúvida vou assistir *–* Adoro essas comédias romanticas.

beijos, Love is Colorful

Responder