28 jul, 2020

Tie-dye: saiba tudo sobre essa tendência

Já está sabendo da nova tendência? Hoje vim falar para sobre o queridinho do momento: o tie-dye. Mas, primeiramente, vamos entender como surgiu?

A moda, e suas formas de recriação, trouxe uma febre dos anos 1970 que remete ao movimento hippie (alô, Hair!). O tie-dye (do inglês, “amarrar e tingir”) é uma técnica de tingimento artístico de tecidos que vem invadindo as redes sociais e se tornou a queridinha de influencers e celebridades.

O tie-dye já tinha voltado em 2019, mas ganhou todo esse espaço em 2020, especialmente porque estamos muito tempo em casa por conta da quarentena. As dicas de atividades para serem realizadas sem sair de casa aumentou, e, com elas, reapareceu a técnica de tie-dye. Com cores vibrantes, esse estilo é bastante versátil e pode ser adaptado para diversas ocasiões. O coloridinho manchado está sendo feito por pessoas do mundo todo, mas você sabe onde surgiu esta tendência?

Primórdios

O tie-dye era denominado como shibori, uma técnica iniciada no Japão entre o século VI e século VII, para tingir roupas de forma orgânica com cores combinadas. Depois, a prática foi aderida pelas pessoas do continente africano e da Índia com a denominação de bandhani. E, posteriormente, recebeu o nome de tie-dye nas décadas de 1960 e 1970, no Ocidente, por conta do modo como são confeccionadas (amarrando e tingindo).

Como fazer?

Chegou a hora de renovar o seu guarda-roupa com as peças que já tem em casa. Para confeccionar o tie-dye é muito fácil! A técnica consiste em duas etapas:

  1. Amarrar fortemente, com barbantes ou elásticos, todas as partes da peça que não serão atingidas pela tinta, ou da forma que preferir o ‘’desenho’’;
  2. Após isso, a peça precisa passar pelo tingimento com bisnagas, mas também podem ser feitas com imersão em banhos de tintas misturadas.

Para confeccionar seu tie-dye, além de criatividade e disposição, você vai precisar de uma peça de roupa clara que tenha tecido natural (tal como algodão), corantes e fixador (não queremos que na primeira lavada a cor desapareça, não é mesmo?), luvas e elásticos de borracha ou barbante. Geralmente, essa técnica é feita com camisetas, mas é possível criar o tingimento em outras vestimentas. Os corantes mais utilizados são os diretos, por serem baratos e mais fáceis de encontrar, porém podem desbotar com maior facilidade.

TEORIA DAS CORES | Looks incríveis com círculo cromático!

COMBINE LOOKS

CAMISETAS

A camiseta é a vestimenta mais utilizada para a aplicação desta técnica por ser uma peça despojada, capaz de ser combinada em diversas ocasiões. Com ela, é possível criar desde looks informais até uma produção mais sofisticada. Complemente o look com saias, shorts, calças e peças de alfaiataria.

BEACHWEAR

As saídas de praia em tie-dye estão fazendo muito sucesso! Também podem ser vistos em saias, shorts, cangas ou vestidos. Esta tendência remete muito ao verão por ter cores vibrantes, e claro que o beachwear não não poderia ficar de fora.

ACESSÓRIOS

O tie-dye pode aparecer de forma sutil em seu look. Os acessórios são uma ótima forma de combinar os itens. então não precisa necessariamente usar uma peça grande, como a camiseta, que é o mais comum quando o assunto é tie-dye; Os chapéus, as meias e outros acessórios já estão sendo confeccionados com este tipo de tintura, porém você também pode dar um repaginada nos seus itens que estão em casa, mesmo! Solte a imaginação e criatividade!

MOLETONS

Engana-se quem pensa que essa tendência é somente usada no verão. Os moletons em tie-dye se tornaram febre e muitas marcas já estão aderindo a moda. Mas isso não te impede de criar as suas próprias peças, JAMAIS. Sabe aquele moletom guardado em seu armário faz um bom tempo? Ele é uma ótima oportunidade para dar testar seus dons artísticos e aproveitar para dar aquela repaginada.

Já conhecia o tie-dye? Essa tendência voltou com tudo e promete permanecer por um bom tempo, então já separa aquelas pecinhas escondidas do guarda-roupa, as tintas, os barbantes e as luvas porque inspiração não vai faltar depois deste post!

*Este texto foi produzido em parceria com o site UpperBag.

Tags: , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Lucas
    julho 28, 2020

    Leeeeeeeeeeeeeeeeet the sun shiiiiiiiiine!

  • PROCESSING