27 abr, 2016

Beyoncé e Lemonade

Há algum tempo trouxe para vocês “Formation“, o último single de trabalho da diva Yoncé – notável por todas as referências revolucionárias

Dois meses depois, Beyoncé resolveu deixar seus fãs felizes e lançou, finalmente, seu mais novo álbum, “Lemonade“. O buzz foi enorme e não poderia ter sido menor, por se tratar de mais um “álbum visual” – que conta com um videoclipe por faixa. Só que, desta vez, os clipes vieram em forma de filme.

lemonade

Divulgação.

A primeira exibição pública foi feita na HBO dos EUA, no sábado (23), e eu encontrei um streaming por aí para acompanhar os minutos finais. Porém, sendo fã, ou não, todo mundo deu um jeitinho de assistir via Tidal, plataforma de streaming de música e vídeo. Graças ao lançamento de Beyoncé, Tidal Premium está disponível gratuitamente durante três meses, não só o tempo usual de teste. Basta colocar seus dados de cartão de crédito ou linkar à uma conta no PayPal.

O álbum contém faixas maravilhosas que trazem discussões sempre polêmicas à tona – tais como feminismo, racismo, relacionamentos abusivos e padrões de beleza – que artistas com seu poder e alcance nunca lembram de tocar.

Ainda estou um pouco em choque com tudo que vi no filme, com todas as referências e alusões à possíveis traições por parte do Jay-Z (com uma mulher “de cabelo bom”) e a comparação que Bey faz com seu próprio pai. Em parte do monólogo, Beyoncé diz que, quando ia reclamar do marido para a mãe, ela respondia “Ele te convenceu de que era Deus? (…) Estamos falando do seu marido ou do seu pai?“, o que nos lembra algumas teorias de que sempre procuraremos parceiros que sejam parecidos em personalidade com nossos pais.

Beyoncé usou de referências também à músicas lançadas por ela mesma, tal como “Single Ladies (Put a Ring on It)” onde diz “Se você gosta, acho que deveria colocar um anel” e ela responde em “Sorry”, “Hoje me arrependo da noite em que coloquei o anel“.

Beyonce-Lemonade-Promoshoot-14

Beyonce.com/Divulgação.

Ela levanta a bandeira dos negros, que foram assassinados nos EUA, que são discriminados em seus empregos, das mulheres negras que são vistas de uma forma somente, como se fossem todas iguais, com seus cabelos e formas de se vestir, e também das religiões – cristã-protestante ou afro. (Nota da editora: pelo amor de Deus, já deu para pararem de falar que Beyoncé é wannabe branca, né? Obrigada.)

Beyonce-Lemonade-Promoshoot-02-1

Beyonce.com/Divulgação.

Além de todo o significado que nos traz o tempo todo – a cada vez escutada ou assistida, descobrimos coisas novas –, Lemonade conta com faixas indie, rock, new soul e country.

Tracklist:

  1. Pray you catch me
  2. Hold up
  3. Don’t hurt yourself, ft. Jack White
  4. Sorry
  5. 6 inch, ft. The Weeknd
  6. Daddy lessons
  7. Love drought
  8. Sandcastles
  9. Forward, ft. James Blake
  10. Freedom, ft. Kendrick Lamar
  11. All night
  12. Formation

A respeito do título, a limonada era dita como uma fórmula que os escravos negros bebiam na esperança de clarear a pele.

Beyonce-Lemonade-Promoshoot-22

Beyonce.com/Divulgação.

Olha, se você ainda não assistiu ao filme e nem escutou às músicas, sugiro que largue tudo o que está fazendo e invista uma hora de seu precioso tempo. Garanto que não se arrependerá. Nem. Um. Pouco. Os detalhes de tudo foram muito bem pensados, criando uma obra de arte, em pleno 2016, para os novos formatos de mídia.

Why are you afraid of love? You think it’s not possible for someone like you. But you are the love of my life.

Tags: , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Francine C. Silva
    julho 04, 2016

    É realmente uma pena, não é, Bárbara? Eu a tenho salvo numa playlist privada e também no post aqui do blog. Então, sempre que preciso, corro para cá, para lá.

    Confesso que há uns cinco, seis anos que passei a olhar a Beyoncé com olhos de fã, de admiração para com as atitudes dela como pessoa, mas, principalmente, como mulher que quer ajudar o empoderamento, em especial o feminino e negro. Nem preciso dizer que sigo os passos dessa mulher para a minha vida.

    Obrigada pela visita!

    Beijos,
    Fran

  • Bárbara
    julho 02, 2016

    Pena que Formation continua como não listada no Youtube, então toda vez que quero ouvir tenho que caçar na internet o link pro vídeo. Mudei minha visão da Beyoncé desde essa música, sério. Ela é mais que uma cantora que fala sobre amor e conquistar o boy. Ela empodera as mulheres e fala sobre auto amor. Sem palavras pra tanto amor.

    Beijos coloridos!
    http://barbaradoblog.com/

  • Deise Almeida
    junho 22, 2016

    Sou apaixonada por Beyoncé desde seu primeiro álbum, e é incrível para mim, acompanhar o crescimento e a mudança de um artista! Lemonade surpreende do início ao fim, e ela continua revolucionando a indústria musical a cada lançamento!

    Minhas favoritas são, “Sorry”, “All Night” e “Formation” mas todas são lindas e valem a pena!

    Beijos, excelente matéria!

    senhoritadeise.com

    • Francine C. Silva
      junho 23, 2016

      Oi, Deise! Confesso que no início não acompanhava tão de perto a carreira dela, mas depois do I Am… Sasha Fierce eu passei a ser fã. Mesmo assim, de lá para cá a evolução é gritante, né? Um dia quero ser metade da mulher poderosa (e não estou falando do dinheiro e da influência) que ela é.

      Minhas favoritas, por enquanto, são “Pray you catch me”, “6 Inch” e “Daddy Lessons”.

      Obrigada pela visita e pelo elogio!

      Beijos,
      Fran

  • PROCESSING