Quatro mulheres poderosas da literatura

08.03.2016

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Hoje venho trazer mulheres incríveis, que fazem a diferença neste nosso mundo literário e que você DEVE conhecer.

deborah_p

Deborah Rodriguez

Autora de Uma pequena casa de chá em Cabul, do best-seller O Salão de Beleza de Cabul: O Mundo Secreto das Mulheres Afegãs e outros títulos, Deborah é cabeleireira, palestrante e tentou ser líder de banda na época do colégio, antes de ser escritora. Em seus romances, ela relata como é viver no Afeganistão, sempre trazendo discussões culturais e significantes à tona.

Site oficial: debbierodriguez.com

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie

Nigeriana, palestrante, escritora e vencedora do Orange Prize, Chimamanda é uma das mulheres mais influentes no feminismo, com seu discurso altamente didático no TEDx Talks, “We should all be feminists” — transcrito e traduzido, no Brasil, pela Companhia das Letras. É autora dos best-sellers Americanah, Hibisco Roxo e Meio Sol Amarelo, que teve adaptação para cinema em 2013, dirigido por Biyi Bandele. Em suas obras, ela traz discussões culturais de como é ser mulher, negra e africana.

Site oficial: chimamanda.com

240px-Clarice_Lispector

Clarice Lispector

Nascida como Haia na Ucrânia, porém naturalizada brasileira, Clarice foi uma escritora de romances, contos e ensaios, uma das mais importantes do século XX. Entre suas obras mais famosas estão Perto do coração selvagemLaços de famíliaA hora da estrelaUm sopro de vida. Recentemente a Editora Rocco lançou uma coletânea de seus contos. Clarice faleceu um dia antes de seu aniversário de 57 anos.

Site: claricelispector.com.br

jk

J. K. Rowling

Britânica, ela escreveu sua primeira história de sucesso em um café na Escócia, mas nem só de Harry Potter vive J. K. O Chamado do Cuco, um romance policial, foi lançado sob o pseudônimo de Robert Galbraith, numa pegada totalmente diferente de Harry Potter — caso literatura fantástica infantojuvenil não lhe agrade. Além de tudo, Harry Potter lhe rendeu o Prêmio Hans Christian Andersen de literatura.

Site oficial: jkrowling.com


Conhece mais alguma autora que faz a diferença? Conta aqui nos comentários!

 


Siga nas redes sociais:



Deixe o seu comentário