Podcasts que ando escutando

25.08.2017

Quem é vivo sempre aparece, hein? Devo pedir desculpas pela ausência aqui no blogue, porém muita coisa aconteceu nesse tempo em que fiquei fora (que devem ser citadas nos próximos posts). MAS vim trazer indicações de alguns podcasts que escuto enquanto estou caminhando por aí ou mesmo trabalhando.

Sabe quando você não sabe mais o que escutar e, de quebra, vem aquele bloqueio lindo que te deixa travada por horas? Eu sempre tenho um podcast na manga, para escutar uma novidade (sobre comunicação, publicidade, marketing, cultura pop, a vida, o universo e tudo mais) e me ajudar a liberar a criatividade.

Primeiramente, o que é podcast?

Há alguns bons anos fui introduzida ao mundo dos podcasts e eu nem lembro como. Talvez tenha sido através do iTunes (programa no pc que eu uso para passar música pro iPod desde sempre), ou algum amigo que tenha me indicado. Enfim! Podcast é, basicamente, um programa em áudio, on demand, tipo Netflix, sabe? Você escolhe o que quer escutar e pode até adiantar o programa, sem precisar escutar tudo do início ao fim. Alguns podcasts, inclusive, têm na descrição do episódio os minutos exatos em que começam e terminam os quadros.

Segundamente, o que você escuta?

Ahhh, chegou onde eu queria!

Braincast

Tenho uma relação muito antiga com o Braincast (mais ou menos desde a metade do meu período na faculdade) de vai e vem. Geralmente fico eras sem escutar, daí do nada eu vejo a notificação no celular e volto, ouvindo todos os que “perdi”, de uma vez. O time desse podcast é um dos meus favoritos: Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Luiz Hygino, Cris Dias, Guga Mafra e Alexandre Maron — comunicadores, comunicólogos, técnicos e afins. Não que apareçam todos no mesmo episódio (aliás, nem lembro se todos eles já se encontraram no podcast), porém levo cada um deles no coração e sempre sinto falta de um ou dois a cada ep.

O Braincast faz parte da Família B9 de Podcasts e sai quase toda quinta-feira.

http://www.b9.com.br/podcasts/braincast/

Nerdcast

Parte ativa do site Jovem Nerd, o Nerdcast também traz assuntos variados dentro das vertentes de entretenimento, ciência, empreendedorismo e outros assuntos que são abordados no portal. O Nerdcast é dividido dentro do próprio podcast, diferente do B9, que tem programas segmentados. O time de sempre é composto pelo Jovem Nerd e o Azaghal, porém convidados especiais são chamados para os episódios temáticos (como o de Dia dos Namorados, que conta com a participação da Portuguesa!!!!!). Inclusive, alguns participantes fixos do Braincast sempre são convocados. <3

https://jovemnerd.com.br/nerdcast/

Mupoca

Como uma conversa entre amigos, Mupoca traz papos dos mais variados assuntos, regados a clima de mesa de bar. O time conta com Luiz Yassuda, Tales Cione e Gabriel Prado ❤️ Cada episódio é dividido entre leitura de comentários (de portal), pauta do dia, cartinhas, outras coisas mais que colocam às vezes e… a pergunta que nunca se cala: o que é “mupoca”?

O Mupoca orgulhosamente também faz parte da Família B9 de Podcasts e diz que sai toda semana.

http://www.b9.com.br/podcasts/mupoca/

Nerdist

O podcast do site Nerdist conta com a participações especiais de celebridades (de Sofia Coppola a Benedict Cumberbatch) a cada programa. O formato é super dinâmico e divertido, entre conversas casuais e assuntos dos mais variados. Seu time é composto basicamente por Chris Hardwick, Jonah Ray e Matt Mira, faz parte do site Nerdist e é em inglês.

http://nerdist.com/podcasts/nerdist-podcast-channel/

Mamilos

Esse aqui vai contra todas as “regras” da internet e dos podcasts, em que mulheres não são líderes de canais e que quando aparecemos só falamos groselhas. Mamilos veio para quebrar paradigmas e provocar ainda mais toda e qualquer barreira ideológica. Jornalismo de peito aberto, polêmico e muito, mas muito cabeça. O time conta com Juliana Wallauer, Cris Bartis e convidados, tem episódio novo toda sexta-feira e faz parte da Família B9 de Podcasts.

http://www.b9.com.br/podcasts/mamilos/

Terceiramente, tenho interesse, como faço para aplicar?

Você precisa de um player de podcast para conseguir assinar aos canais que quer. Eu uso o que costumava ser nativo do iPhone, o Podcasts, mas um amigo recomendou o uso do Podcast Addict, para Android OS. Porém, até nos serviços de streaming, como Spotify, Deezer e SoundCloud, você pode escutar sem ter que necessariamente baixar para seu pc ou dispositivo.

A maioria dos canais de podcasts disponibilizam também em formato MP3, para download. Você pode baixar e colocar no pendrive para escutar no carro, por exemplo.

Valeu, Franzínea!

Por nada, imagina! Espero que tenha gostado e escute pelo menos alguns dos podcasts que eu indiquei. E se souber de outros, não esqueça de recomendar aqui embaixo!


Siga nas redes sociais:

Palavras chave:

Francine C. SilvaFrancine C. Silva

gosta de compartilhar amor, de trazer alegria e de dar abraços, se você precisar de um. É uma publicitária sonhadora, que transformou seus hobbies em profissões e hoje trabalha com o que mais gosta: escrever e atuar. Sempre carrega um bloco de notas e uma caneta na bolsa, vive organizando suas estantes de livros, tem um cachorro chamado Chuck Berry e é fã de musicais.



Deixe o seu comentário