10 nov, 2016

Dicas para acabar com a procrastinação e produzir mais

Muitas vezes sentimos dificuldade para nos concentrarmos e produzirmos de fato. Pensando nisso, trouxe algumas dicas que me ajudam bastante — e espero que sirvam para você também!


Planeje o dia seguinte

Planejar o dia seguinte pode parecer loucura, porém funciona de uma forma que quase ninguém tem ideia! É claro que às vezes deixamos para fazer isso no início do dia (o que é até aceitável), mas pense que o tempo e a disposição que você está gastando para planejar, poderiam ser muito mais úteis se já estivesse produzindo.

Anote ideias em papéis soltos

Sei que ninguém recomenda isso, mas você realmente precisa deixar de escrever no seu planejamento durante o processo de produção. Então, se as ideias surgirem, anote todas em papéis soltos, não esquecendo de guardá-los para mais tarde, quando for planejar o dia seguinte.

Largue o celular

As pessoas sempre me falaram isso, porém nunca levei muito a sério. Parece que não, mas só de olhar por cima as notificações que aparecem no celular, atrapalha (e muito) na sua concentração. Sugiro sempre deixar o aparelho longe (em outro cômodo, talvez) e em modo avião. Ok, às vezes você está esperando uma ligação importante, então simplesmente deixe o celular em modo silencioso ou tire todos os tipos de notificações enquanto está trabalhando. Ajuda bastante.

Deixe as redes sociais para o momento certo

Redes sociais podem ser “ralos de tempo” — é possível perder 10 minutos ou 2 horas só rolando a timeline do Facebook, sem ler ou ver nada edificante ou relevante. Então, para aproveitar melhor meu tempo, instalei um bloqueador de sites no meu Google Chrome e coloquei o redirecionador para o Outtamind. Essa foi a forma que encontrei para não esquecer que precisava terminar coisas do blog e não me distrair entrando em perfis ou páginas do Facebook, Instagram ou Twitter. Quando precisava compartilhar algum post nas páginas do blog, eu abria os sites em outro navegador e, assim que terminava, fechava a janela e voltava a fazer o que estava fazendo.

Cozy Home/Shutterstock

Cozy Home/Shutterstock

Trabalhe com prazos

Não consegue trabalhar livremente? Então estabeleça prazos, mesmo que os serviços sejam para daqui um ano! É importante que você mantenha sua mente voltada para isso, para que não atrase nenhuma etapa. Eu mesma escrevo no caderno a tarefa com data de entrega e dá certo.

Estabeleça metas e objetivos

Sabe aquele sonho que você quer muito realizar? Para que isso se concretize, você precisa passar por etapas, que podemos chamar de “metas”. Por exemplo, se você quer viajar para a Europa, já sabe que ter passaporte válido por seis meses é obrigatório, então pode colocar como meta “Tirar/Renovar passaporte”. Agora, se vai para os Estados Unidos, ter o passaporte é só uma das metas. Outra, tão importante quanto, é tirar ou renovar o visto.

Escolha uma trilha sonora. Ou nenhuma

Algumas pessoas trabalham melhor com música (eu!) e outras com o silêncio absoluto. Qualquer um que seja o seu caso, faça. Se você gosta de música, procure uma playlist que tenha a sua cara e que não vá atrapalhar o progresso do seu serviço. Se você gosta de silêncio, encontre o canto mais afastado de sua casa ou vá até um café, no qual não tenha muito barulho. É claro que, em ambos os casos, interrupções alheias são sempre prejudiciais à sua produtividade.

Utilize o método Pomodoro

Essa dica veio do meu primeiro chefe, quando eu já trabalhava com produção de conteúdo. Segundo a técnica, um Pomodoro significa trabalhar 25 minutos e descansar 5. Dois Pomodoros, trabalhar 50 e descansar 10, e assim por diante. Se acha que consegue trabalhar com tempos, a técnica pode ser muito útil — até mesmo para controlar o período de entrega de um projeto.

Livre-se das tarefas chatas e das urgências primeiro

Se você não gosta de responder e-mails ou de ter que lidar com burocracias, coloque essas tarefas como prioridades na lista. Assim, você fará com muito mais afinco — afinal, seu dia produtivo acabou de começar –, e terá a mente livre para fazer o que realmente gosta depois.

Relaxe

Nada melhor do que se sentir bem, não é mesmo? Minha vida é criar — seja para o blog ou para outro projeto pessoal –, mas se o bloqueio chega, acompanhado da tão temida ansiedade, eu respiro fundo, leio referências, coloco uma playlist e volto ao primeiro item da lista.

E, o mais importante: não desista

Nunca deixe de produzir, não importa como. Quando conseguimos “ticar” aquela lista enorme de coisas para fazer e virar a página, é muito mais satisfatório do que quando ficamos estagnados numa única tarefa — que, na maioria das vezes, se torna entediante por não conseguirmos finalizá-la.

quadrinho_1


E você, tem alguma dica de como manter o foco para ser produtivo? Conta aqui nos comentários! Adorarei saber sobre você também. :)

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] de trazer dicas para acabar com a procrastinação e produzir mais, algumas pessoas me perguntaram que tipo de música eu escuto para conseguir me focar na […]

  • Rodrigo
    novembro 15, 2016

    Fran, acredite ou não, resolvi voltar (agora pra ficar?) pouco tempo depois de ler essas dicas hahaha. Vamos ver agora no que vai dar.

    :*

  • PROCESSING