Design de livros – Parte 3 (Emendas)

24.07.2015

Olá, amiguinhos! Ontem fez três anos que eu trabalho com livros! Empolguei-me e finalmente coloquei a terceira parte da série Design de livros no ar. Antes de começarmos, vamos dar uma olhadinha nos tópicos:

  1. Capa (Briefing e direção de arte)
  2. Miolo (Criação de projeto gráfico)
  3. Emendas (Revisão)
  4. Arte-finalização
  5. Fechamento de arquivos
  6. Aprovação de plotter
  7. Livro pronto
  8. Feedback dos leitores e reimpressão
  9. Artes para divulgação

Na etapa das emendas, o livro já está devidamente diagramado e revisado. Agora, como a revisão de um livro funciona?

Emendas são as correções de texto que um revisor faz. Há alguns sinais de revisão para seguir e creio que sejam “universais” no mundo editorial. No geral, usamos exatamente estes sinais na editora em que eu trabalho e foi com esse link que eu aprendi a usar.

Sinais de revisão

Sinais de revisão

Aqui estão algumas imagens de como chega um livro em minhas mãos para “emendar”. Não sei se isso é um termo que usamos na editora em que eu trabalho ou se é geral (não encontrei no Pai Google). Acabei de encontrar um link que fala o termo. Ufa.

emendas_01 emendas_02 emendas_04
Nós, designers de livros, precisamos pegar estas emendas geralmente em papel (também em PDF) e passar para o InDesign. Lembra quando diagramamos o livro preparado? Agora precisamos corrigi-lo para mandar para a segunda, terceira e quarta revisões, dependendo da necessidade.

Feito isto, podemos deixar o miolo do livro em stand-by enquanto finalizamos os arquivos… Que ficará para o próximo passo: arte-finalização de capa e miolo

Então é isso! Dessa vez foi curtinho, porque não há muito segredo em emendas de livros, poréééém é a parte que mais demanda tempo, falando sobre o miolo de um livro, por conta dos detalhes e tudo mais.

Digam aqui o que estão achando da série ou lá na página do Outtamind. ♥~ E não esqueçam de responder à pesquisa de público!

Beijinhos!


Siga nas redes sociais:


Francine C. SilvaFrancine C. Silva

gosta de compartilhar amor, de trazer alegria e de dar abraços, se você precisar de um. É uma publicitária sonhadora, que transformou seus hobbies em profissões e hoje trabalha com o que mais gosta: escrever e atuar. Sempre carrega um bloco de notas e uma caneta na bolsa, vive organizando suas estantes de livros, tem um cachorro chamado Chuck Berry e é fã de musicais.



Deixe o seu comentário

Uma resposta para "Design de livros – Parte 3 (Emendas)"

Naiade - 24, julho 2015 às (23:10)

Fraaaan!!
Eu estou AMANDO esta série sobre o seu trabalho!
E que trabalho mais lindo! Amei!!!
Claro que deve exigir muita paciência, atenção e concentração, mas a obra final com certeza é recompensadora!

Parabéns pela série, está linda!
Quero logo as outras partes!
Beijoos! <3

Responder